Para Compreender A Pintura «Pintores Modernos»

Para Compreender A Pintura «Pintores Modernos»
Para Compreender A Pintura «Pintores Modernos» «€50.00»

Lionello Venturi – Para Compreender A Pintura «Pintores Modernos» de Goya a Courbet «Tradução do Dr. Nataliel Costa – Estúdios Cor – Lisboa – 1954.Desc.191 Pagi + 160 Gravuras / 25,5cm  x 19cm / Encadernação Original

Lionello Venturi ( Modena , 25 abril 1885 – Roma , 14 de agosto 1961 ) foi um crítico de arte e historiador de arte italiano . Filho de Adolfo , foi um dos 12 acadêmicos que em 1931 se recusaram a dar o juramento de fidelidade ao fascismo , perdendo assim a cadeira. Ele se mudou para Paris , onde permaneceu até 1939, e depois para Nova York até 1944. Em 1945, ele voltou para a Itália , aRoma , onde retomou o ensino universitário até 1955. Ele obteve uma educação clássica na escola EQ Visconti di Roma ( Roman faculdade ) e se formou em Artes em Roma em 1907. Em 1909-1910, ele ocupou o cargo de inspetor de Galerias de Veneza em 1911-12 e da Galleria Borghese , em Roma. Também em 1911 foi nomeado para o cargo de professor de História Medieval e Moderna de Padova (apenas mudou-se para Roma). Em 1913-14, foi Diretor e Superintendente da Galeria Nacional de Urbino. Em 1914-15 ele obteve uma posição como História da Arte em ‘ Universidade de Turime, logo depois, foi nomeado professor na mesma universidade. Com a entrada em guerra, ele se ofereceu, segurando em uma empresa de metralhadoras. Ferido no olho direito durante um ato de guerra, para o qual ele ganhou uma medalha de valor militar, e ele foi liberado em 1917. Em 1919 foi nomeado professor ” Universidade de Turim e ensinou continuamente até 1931. Aqui teceu um vínculo de amizade e cooperação com quell’eclettico empresário e mecenas que foi Riccardo Gualino que o envolveu em aventura emocionante Teatro de Turim . A Paris fazia parte do núcleo anti-fascista de Justiça e Liberdade , e na sua chegada a Nova York , em 1939, também se juntou aos gestores ” Mazzini Society “, fundada por Gaetano Salvemini com, entre outros, Giuseppe Antonio Borgese , Randolfo Pacciardi , Aldo Garosci , Carlo Sforza , Alberto Tarchiani e Max Ascoli . Ao longo dos anos, cursos de francês e conferências realizadas na Universidade de Paris, Lyon, Londres, Cambridge, mas também nos Estados Unidos, onde ele foi pelo menos duas vezes antes que você se mudou para cá em 39. Embora residente em Nova York, a partir desta data, ele lecionou na Universidade John Hopkins, em Baltimore, da Universidade da Califórnia, a Universidade da Cidade do México, a École Libre Hautes Études de do mesmo Nova York e outras cidades, incluindoChicago , Detroit e Filadélfia . Em 1945, ele foi chamado de volta para a Itália para retomar o seu lugar na ” Universidade de Turim , mas procurou e obteve a transferência de seu papel em Roma . Entre suas muitas publicações sobre a história e crítica de arte, ficar Giorgione e Giorgionism de 1913 , Crítica e da arte de Leonardo da Vinci ‘s 1919 Taste, das primitivas de1926 ; pretextos para a crítica em 1929, História da crítica de arte, publicado pela primeira vez em Inglês (1936), depois em francês (1938) e apenas em italiano em 1945 (segunda edição 1948). Fundamentos ainda estavam seus outros estudos de Caravaggio , Modigliani ( 1930 ), Cézanne eo impressionismo francês ( 1936 , 1939 , 1940 , 1943 etc.), Rouault( 1940 e 1943 ), Chagall ( 1945 ), Lalla Romano , Soldados , Spazzapan , Severini etc. Entre as várias exposições Note-se que de 1958 , em Roma , “Novas tendências em italiano” na sede de Roma – New York Art Foundation, onde expôs, entre outros Mimmo Rotella . Entre seus alunos também Giulio Carlo Argan , Cesare Brandi , Valentino Martinelli , Maurizio Calvesi , Nello Ponente , Enrico Crispolti , Eugenio Battisti , Luigi Grassi , E. Creigthon Gilbert . Ele é o pai do historiador Franco Venturi . O estudioso ilustre biblioteca está dividida em três partes entre as universidades de Roma (Departamento de História da Arte da Sabedoria), Perugia e Torino . No Departamento de História da Arte da Universidade Sapienza de Roma manteve o ‘ Arquivo Lionello Venturi , doado por seus herdeiros em 1996.