Maria Helena Mira Mateus – Aspectos da Fonologia Portuguesa

Maria Helena Mira Mateus – Linguista portuguesa e Professora Catedrática Jubilada de Linguística na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), Maria Helena Farmhouse da Graça Mira Mateus nasceu em Carcavelos, concelho de Cascais, a 18 de agosto de 1931.
Licenciou-se em Filologia Românica, em 1954, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo-se doutorado vinte anos mais tarde, em 1974, em Linguística, na mesma universidade. Em 1978 concluiu a Agregação em Linguística Portuguesa também na FLUL.
Entre 1965 e 2000 lecionou e dirigiu cursos de graduação e pós-graduação na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo igualmente orientado seminários de pós-graduação em outras universidades portuguesas (Porto, Açores, Madeira) e estrangeiras (Macau, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Alemanha, Irlanda, Estados Unidos, Cuba e Espanha).
Notabilizou-se na área da Fonologia Portuguesa, sendo a principal responsável por adaptar a Fonologia Generativa de Noam Chomsky à língua portuguesa, com a sua obra de 1975, “Aspetos da Fonologia Portuguesa”, Lisboa: Centro de Estudos Filológicos (2.ª ed. Revista, Centro de Linguística da Universidade de Lisboa).
Foi também coautora da importante obra de referência nos estudos linguísticos do português, a Gramática da Língua Portuguesa, Lisboa: Caminho, desde a primeira edição de 1983 até à última edição revista e aumentada, publicada em 2003 e do não menos relevante Dicionário de Termos Linguísticos (Volume I de 1990 e volume II de 1992), Edições Cosmos, publicado por APL/ILTEC, Lisboa.
De entre alguns cargos e funções anteriores, destacam-se o de Presidente da Associação de Professores de Português (1978-80), o de Presidente da Associação Portuguesa de Linguística (1984-86), cargo por que é de novo responsável, o de Vice-Reitora da Universidade de Lisboa (1986-89) e o de Diretora da Revista Internacional de Língua Portuguesa (1987-2000). Exerceu funções quer de orientadora, quer de arguente de inúmeras teses de mestrado, de doutoramento e em provas de agregação desde 1979. Foi também consultora a convite de várias instituições como a JNICT, a Fundação Oriente, o Instituto Camões, entre outros, sobre projetos de Linguística e avaliação de atribuição de bolsas e projetos a concurso em Linguística.
Colaborou ativamente com publicações, projetos, elaboração de manuais e encontros científicos sobre a metodologia do ensino da língua portuguesa.
Dirige, desde 1988, o Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC), onde foi responsável por diversos projetos de investigação em Linguística Computacional e onde promoveu ativamente a investigação e pós-graduação de inúmeros profissionais.


Caption

Maria Helena Mira Mateus – Aspectos da Fonologia Portuguesa – Instituto Nacional de Investigação Cientifica – Lisboa – 1982. Desc. 264 pág / 23 cm x 16 cm / Br. «€15.00»