Field Marshal The Viscount Slim’s – Defeat Into Victory – Cassel – London – 1961. Desc. 468 pág / 22 cm x 14 cm / E. «€30.00»
Derrota em vitória é uma conta da retomada da Birmânia por forças aliadas durante a Segunda Guerra Mundial pelo marechal de campo britânico William Slim e publicado no Reino Unido por Cassell em 1956. Foi publicado nos Estados Unidos, como a derrota em vitória: Combatendo Japão na Birmânia e Índia, 1942-1945 por David McKay, de Nova York, em 1961.
Magro era o comandante do 14º Exército britânico que, em conjunto com as forças americanas e chinesas, derrotou o Exército Imperial Japonês durante a Campanha Burma. Derrota em vitória é amplamente considerado como um clássico livro de memórias de alta command. Em Vitória recebeu críticas positivas em suas publicações, sendo elogiado por sua visão e a qualidade da escrita. Em uma revisão em Assuntos Militares Frank Trager descreve-o como “extraordinário” e fazer “uma contribuição mais valiosa para a nossa compreensão” e pensei que instrutivo à luz do envolvimento americano contemporâneo no Vietnam. Louis Morton, escrevendo no The Journal of Modern History considerou uma obra de “sabedoria, modéstia, graça e entendimento profundo”, e “um excelente exemplo do melhor de memórias militares britânicas”.
No New York Times, o escritor John Mestres chamou de ‘uma história dramática com um personagem principal e várias centenas de personagens subordinados’, e disse que ele mostrou que o Marechal de Campo Magro era “um soldado perito e um escritor especialista.” Derrota em vitória também foi um sucesso comercial considerável com a primeira edição de 20 mil vendendo para fora, quase imediatamente, sendo rapidamente seguido por uma segunda corrida. O livro foi reeditado várias vezes desde então.