Raymond Fitzwalter And David Taylor – Web Of Corruption “The Story Of Jonh Poulson And T. Dan Smith” – Granada – London – 1981. Desc. 282 pág / 24 cm x 15,5 cm / E. Ilust. «€30.00»
Thomas Daniel Smith (11 de Maio 1915-1927 Julho de 1993) foi um político britânico que era presidente do Conselho Municipal de Newcastle no período de 1960 a 1965. Ele era uma figura proeminente no Partido Trabalhista, no nordeste da Inglaterra, de tal forma que ele foi apelidado de ‘ Sr. Newcastle ‘(embora seus adversários o chamavam de “A Boca do Tyne”).
Smith tentou limpar Newcastle de moradia em favelas e colocar um grande esforço em planos de regeneração, de tal forma que a cidade foi apelidada (por sugestão dele) “A Brasília do Norte”. Ele também bombeado dinheiro para instituições de artes locais. Ironicamente, muitos moradores de Newcastle sentiu seu ‘regeneração’ planos ‘para limpar Newcastle de moradia em favelas “de fato criou um West End agora julgado uma área empobrecida. O nome de Smith geralmente é falado em termos negativos a respeito da destruição de edifícios históricos e esteticamente agradáveis, que foram substituídos por uma selva de concreto.
Enquanto conduzindo a reconstrução de sua cidade, Smith formado laços comerciais com o arquiteto John Poulson que levaram a seu julgamento por aceitar subornos em Abril de 1974, pelo qual se declarou culpado e foi condenado a seis anos de prisão. Ele atuou em um filme de sua vida lançado em 1987. Smith nasceu em Wallsend, o filho de um mineiro de Durham. Seus pais eram comunistas e Smith adotada de esquerda próprio opiniões. Ele estava desempregado durante os anos 1930, mas fundou sua própria empresa de pintura e decoração em 1937, que era conhecido por ser um tanto econômica (seu apelido local foi ‘One-Coat Smith “). Durante a Segunda Guerra Mundial, Smith registrado como um objeto de consciência e foi inicialmente ativa na oposição à guerra e organizar golpes contra ela; ele apoiou a guerra depois da invasão alemã da União Soviética em 22 de Junho de 1941.
Durante a guerra, Smith se juntou várias organizações de esquerda. Ele era um representante regional para o Partido Trabalhista Independente, em 1943, e mais tarde ingressou no Partido Comunista Revolucionário, onde liderou uma greve estaleiro. Em 1945, ele era um membro do Partido Trabalhista. Em 1950, ele foi eleito para a Câmara Municipal de Newcastle como membro do Trabalho, e tornou-se presidente do Grupo de Trabalho em 1953. [1] Foi nessa fase que ele levou ao uso de sua primeira inicial em seu nome, após um incidente embaraçoso em Newcastle Aeroporto, quando foi confundido com outro Dan Smith.When o Partido Trabalhista ganhou as eleições locais de 1958 e assumiu o controle do Newcastle, Smith foi nomeado Presidente da Comissão de Habitação. Ele foi eleito como líder da Câmara Municipal, em 1959, e criou um dos primeiros free-standing Departamentos de Planejamento do país e tornou o departamento mais poderoso do Conselho. Como líder, ele instituiu uma liderança baseada em personalidade, criando um ‘Cabinet interior “de seus próprios partidários.
Smith “tinha uma obsessão com o potencial de ambos planejamento urbano e as artes como um meio de melhorar a vida das pessoas.” Ele acreditava firmemente na necessidade de limpar Newcastle de moradia em favelas e colocar um grande esforço em planos de regeneração desenvolvidos por seu diretor de planejamento Wilfred Burns, de tal forma que a cidade foi apelidada (por sugestão dele) “The Brasília do Norte”. Conselho de Smith autorizou a demolição de uma grande parte do centro da cidade de Newcastle para um centro comercial. Tão influente que Smith se tornar esse Lord Hailsham foi enviada até Newcastle pelo gabinete conservador para tentar contrariar ele.
No entanto, o desejo pessoal de Smith para ganhar dinheiro começou a ficar ligado com seus desejos políticos. Já havia sido visto que a pintura e decoração da empresa de Smith recebeu mais da metade dos contratos para habitação social. Em 1962, ele fundou uma empresa de relações públicas para apoiar a reabilitação de outros centros urbanos do Nordeste, e mais tarde em todo o país. Esta empresa formada ligações com John Poulson, um arquiteto vivo para o negócio e conhecido por pagar aqueles que poderiam fornecê-lo. Smith acabou por receber £ 156.000 de Poulson pelo seu trabalho, que normalmente envolvido inscrever vereadores sobre a folha de pagamento de suas empresas e levá-los a empurrar os seus conselhos para aceitar regimes de reabilitação pré-embalados de Poulson. Poulson ganhou mais de £ 1.000.000 através Smith.
Smith foi contemporâneo político e aliado fiel de North East Trabalho Andy Cunningham, que também foi derrubado pelo escândalo Poulson e serviu uma sentença de prisão. No dia após as eleições gerais 1964, Smith esperou que ele achava uma certo telefonema para convidá-lo para se tornar um ministro no governo de Harold Wilson. No entanto, Wilson tinha uma vaga suspeita de Smith, e aliança de Smith com o lado mais moderado do Partido Trabalhista significava que nenhum convite foi feito. No início de 1965, George Brown nomeado Smith como presidente do Conselho de Planejamento Econômico do Norte.
Smith foi também para servir no Comitê de Buchanan na gestão do tráfego e da Comissão Redcliffe-Maud no governo local. Por último, ele promoveu um regime em que a Inglaterra seria dividida em cinco províncias com grande desconcentração, fazendo Manchester a capital da província do Norte com PR empresa 17.000.000 de people. Smith estava envolvido com Wandsworth Borough Council em empurrar um esquema de requalificação, onde seu contato era Vereador Sidney Sporle. Sporle caiu sob suspeita de corrupção policial na década de 1960 e um inquérito levado a Smith que está sendo acusado de suborno, em Janeiro de 1970. Apesar de absolvido no julgamento em Julho de 1971, Smith foi forçado a demitir todos os seus cargos políticos. Posteriormente, 1.972 audiências de falência de Poulson divulgado extensa suborno e em Outubro de 1973 Smith foi novamente preso por acusações de corrupção. Ele se declarou culpado em 1974 e foi condenado a seis anos de prisão; apesar do seu pedido, ele continuou a afirmar a sua inocente. While na prisão, Smith estava envolvido no teatro amador e incentivou Leslie Grantham para seguir esta carreira como profissional; Grantham foi mais tarde para estrelar a novela EastEnders BBC. No lançamento de Leyhill Abrir Prisão em 1977 Smith tentou reconstruir uma carreira política, mas foi recusado readmissão ao Partido Trabalhista. Ele trabalhou para a Howard League for Penal Reform e fez campanha pelos direitos dos prisioneiros libertados, e, ocasionalmente, comentou sobre as questões de habitação municipais. Em 1985, ele escreveu que “thatcherismo, em um estranho tipo de forma, pode razoavelmente ser descrito como legalizadas Poulsonism. Contribuições para fundos do Partido Conservador serão reembolsados pela entrega de bens públicos para fins privados.”
Em 1987 (ano em que foi readmitido no Partido Trabalhista), Smith estrelou um drama-documentário, T.Dan Smith: Uma coisa engraçada aconteceu no caminho para Utopia [8] sobre a sua história e a regeneração de Newcastle. Produzido por Amber Films, a produção foi baseado na autobiografia de Smith. [9] Ele teve um lançamento no cinema em 1987, e foi transmitido no Channel 4 no ano seguinte. [1] Nesse ano Smith apareceu em um episódio de After Dark, um programa de televisão britânico discussão ao vivo intitulado “Maçonaria: Além da Lei?”, junto com David Napley e outros.
Em 1990 ele estava no executivo da Associação Newcastle Lojistas, e de estar no 14º andar de Mill House, um prédio na área de Spital Tongues do City.
Após sua morte, a carreira de Smith foi a inspiração para Austin Donohue, um personagem na peça de Peter Flannery, Our Friends in the North. A parte foi disputada pela primeira vez por Jim Broadbent na produção Royal Shakespeare Company, e em seguida, por Alun Armstrong na versão de 1996 BBC.
————————————————————————————————————————————————————————
John Llewellyn Garlick Poulson (14 abril de 1910 – 31 de janeiro 1993) foi um designer de arquitetura britânico e homem de negócios que causou um grande escândalo político quando seu uso de suborno foi divulgado em 1972. O valor mais alto escalão a ser forçado a sair era conservador Início Secretário Reginald Maudling. Poulson cumpriu uma pena de prisão, mas continuaram a protestar a sua inocência, alegando que ele era “um homem mais do que o pecado contra o pecado”. Poulson veio de uma família metodista rigorosa e herdou uma forte fé, que salientou a importância da auto-ajuda . Ele fez mal na escola e em Leeds College of Art, mas mesmo assim foi articled a uma empresa Pontefract de arquitetos, Garside e Pennington. Ele deixou para começar a sua própria prática ee Arquitetura com o apoio financeiro de seu pai. Ele nunca se tornou um arquiteto formalmente qualificada, mais tarde, alegando “Eu estava muito ocupado para concluir meus exames”. Poulson logo começou a cultivar contatos na Junta de Freguesia e funcionários na maior autoridade do condado West Riding. Trabalhou em breve começaram a chegar e Poulson disse a amigos que estava “a caminho”. Poulson também se tornou politicamente envolvido com os liberais nacionais, apesar de nunca deixar as diferenças políticas impedi-lo de fazer amigos que estavam no comando de comissionamento edifícios públicos. Ele era um Freemason.Poulson obteve uma isenção médica do serviço de tempo de guerra, em 1939. No mesmo ano, casou-se com Cynthia Sykes cuja irmã Lorna foi casada com John King, King of Baron Wartnaby. Ele foi, assim, bem posicionados para expandir seus negócios ao longo dos anos de guerra. Ele era um workaholic e exigiu o mesmo empenho de sua equipe de funcionários, demitindo funcionários que não iria trabalhar seu caminho. Ele tinha sua própria empresa de lhe edificar uma casa chamada “Manassés” a um custo de £ 60.000, ajudado por empreiteiras doando serviços de graça, na esperança de obter contratos no futuro. A casa ganhou o House ‘Ideal Homes “da competição do ano em 1958. Quando os problemas de Poulson pegou com ele mais tarde na vida, ele vendeu a casa para um jovem casal por pouco mais de metade do custo de construção.
Poulson revolucionou o método arquitetónico aceito de conclusão de um projeto, em seguida, entregá-lo para o custeio, planejamento a construção. Ele desenvolveu uma arquitetura e design prática combinada, um tudo-em-um serviço que empregou todas as disciplinas separadas em equipes integradas. Esta abordagem facilitado o processo de desenvolvimento e custos reduzidos. Nos anos do pós-guerra de negócios da Poulson cresceu e pelos anos sessenta foi um dos maiores da Europa no momento. Ele foi mais tarde a admitir que a prática expandida “além dos meus sonhos” e escritórios foram abertos em Londres, Middlesbrough, Newcastle upon Tyne, Edimburgo, Beirute e Lagos. Em 1958, o Nacional Liberal MP Sir Herbert Butcher aconselhou seu amigo Poulson para configurar uma empresa de assistência técnica para ganhar o negócio para a prática de seu arquiteto. Poulson estabelecido Ropergate Services Ltd., em homenagem a rua em Pontal, onde ele foi baseado. Essa empresa também tinha a vantagem de reduzir consideravelmente a responsabilidade fiscal do Poulson. O final da década de 1950 viu um bom de construção, como a Grã-Bretanha tinha finalmente sacudido austeridade do pós-guerra e muitas autoridades locais embarcou em grandes esquemas de construção. Em Newcastle upon Tyne conselho líder T. Dan Smith queria para definir a sua marca na cidade.
O desejo de Smith para reconstruir Newcastle atraiu a atenção da empresa de construção Bovis que tinha trabalhado para Poulson. O diretor-gerente Bovis ‘ligações sugeridas formalidades e em Fevereiro 1962 Smith foi nomeado como consultor para a organização Poulson. Esta ligação foi extremamente valiosa para Poulson como Smith tinha uma rede de contatos entre outras autoridades no Nordeste, muitos dos quais também foram recrutados como consultores Poulson. O envolvimento de Smith com o Partido Trabalhista garantiu muitos conselheiros Labour Desconfie de lidar com alguém envolvido nos conservadores-liberais aliados nacionais.
Poulson também encontrou um contato útil em Andrew Cunningham, uma figura sénior, tanto no geral e Municipal Sindicato dos Trabalhadores e do Partido Trabalhista no nordeste da Inglaterra. Alguns dos maiores blocos residenciais de Poulson foram construídos na cidade natal de Cunningham de Felling, County Durham. Cunningham, mais tarde, ir para a prisão por suas relações com o arquitecto Poulson também estava em uma boa posição para ganhar de trabalho para as indústrias nacionalizadas, em parte devido ao fato de ter presentes oferecidos aos muitos funcionários públicos quando eles eram relativamente júnior e convocando-os para um retorno de gratidão anos no futuro. Como exemplo Poulson conheceu Graham Tunbridge, um funcionário da ferrovia, durante a guerra. Após a nacionalização da British Rail Tunbridge tornou propriedades topógrafo para a sua Região Leste e enviado Poulson vários contratos para a modernização das casas de estação-mestre. Quando se tornou Tunbridge Estates e Avaliação Surveyor para BR Região Sul, Poulson mudou-se para contratos na estação de Waterloo, estação de Cannon Street e da estação de East Croydon. Em troca, Poulson, no início, fornecido Tunbridge com £ 25 por semana, e mais tarde ele emprestou um carro Rover.
Outro contato produtivo era funcionário Scottish Escritório George Pottinger, que no final de 1950 foi encarregado de uma remodelação £ 3.000.000 de Aviemore como um complexo de desportos de inverno. Poulson deu dons Pottinger valor de mais de £ 30.000 longo de seis anos, e foi nomeado pelo Pottinger como arquiteto responsável pelo projeto Aviemore. Pottinger também tinha um grau de conhecimento político e habilidade que faltava Poulson e elaborou discursos políticos para o “arquiteto”.
Conexão de Poulson com os liberais nacionais começou a dar-lhe o avanço político na década de 1960. Foi Vice-Presidente do Comitê Executivo do Conselho Nacional Liberal de 1961 e frequentemente hospedadas eventos Liberal Nacional em Londres em que se encontravam os ministros do governo, onde os discursos de Pottinger eram impressionantes. Ele também fez contato com o deputado trabalhista Albert Roberts, para quem Poulson projetou uma casa (gratuito). Roberts teve contactos úteis com o Governo Português e foi oferecido uma consultoria por Poulson de R $ 2.500 por ano .Poulson estava cada vez mais interessado em obter comissões fora a Grã-Bretanha em meados dos anos 1960. Para isso foi necessário fazer mais contatos. O deputado conservador John Cordle tinha amplos contactos na África Ocidental e depois de ajudar em vários contratos de pequeno porte, em 1965 tornou-se um consultor para Poulson de R $ 1.000 por ano. No entanto, as abordagens de Cordle para os governos da Nigéria, Gâmbia e Líbia mostrou infrutífera. Cordle imprudentemente escreveu uma carta descrevendo tudo o que ele tinha feito por Poulson, que foi finalmente condenar seu Parlamentar .Another era o então Sombra Commonwealth Secretário Reginald Maudling, a quem Poulson sabia de suas atividades Nacional Liberal. Maudling estava ansioso para construir uma carreira de negócios para acompanhar o seu rendimento e Poulson precisava de um grande nome como presidente de uma de suas empresas, Promoção Construção. Em 1966 Maudling aceitou uma oferta para ser o presidente em R $ 5.000 por ano. Além disso, o filho de Maudling Martin, que havia saído da Universidade de Oxford, sem ter um grau, foi trabalhar para outra empresa Poulson. Poulson concordou em doar grandes somas de dinheiro para uma instituição de caridade apadrinhado pela mulher de Maudling.
Em troca, Maudling ajudou a trazer pressão sobre o governo de Malta à adjudicação de um contrato de £ 1,5 milhão para o novo Hospital Victoria em Gozo para Poulson. No Parlamento, Maudling veementemente se opôs aos planos do governo trabalhista para reduzir a quantidade de gastos de defesa e número de tropas britânicas em Malta. Ele negociava com a boa vontade este criado para trazer pressão extra, e também mudou a política do Partido Conservador, de modo que a ajuda ao desenvolvimento no exterior para Malta seria 75% de subvenção e 25% do empréstimo em vez do mesmo cisão que o governo trabalhista tinha modelo de negócios da introduced.Poulson foi inicialmente altamente bem-sucedido e, em seu apogeu, estava fazendo um volume de negócios anual de £ 1 milhão; ele próprio admitiu ser um milionário. No entanto, ele estava consumindo mais trabalho do que o contrato estava se tornando disponíveis, e Poulson recorreu a enfrentar essas dificuldades, subornar e corromper vereadores, funcionários da administração local e os funcionários públicos em todos os níveis. Esta foi uma estratégia caro e Poulson mais tarde estimou que ele “deu” cerca de £ 500.000 em os últimos anos de sua participação no negócio.
Como parte de suas tentativas de ser notado, Poulson havia se tornado um comissário local dos Impostos. No entanto os seus próprios pagamentos de impostos foram seriamente deficitário em meados dos anos 1960, principalmente devido à sua extravagância em consultorias e presentes. Em janeiro de 1968, a Receita Federal finalmente decidiu processar Poulson; em 18 de novembro de 1968 que obtiveram ganho de causa para £ 211,639. Poulson lutou, mas em junho de 1969 sua equipe confrontou-o com o fato de que ele estava se aproximando de falência. Ele tentou recuperar o dinheiro que ele tinha derramado em empresas subsidiárias, o que alertou seus consultores que nem tudo estava bem. Maudling e seu filho tranquilamente renunciou em novembro de 1969.
Em 31 de Dezembro de 1969 Poulson foi formalmente removida do controle de JGL Poulson and Associates. Em 09 de Novembro de 1971 ele apresentou o seu próprio pedido de falência revelando dívidas de £ 247.000. As audiências de falência na Primavera de 1972 foram assistidos por meticuloso de manutenção de registos de Poulson que detalhou seus pagamentos e presentes. A generosidade de Poulson chamou o comentário de Muir Hunter QC durante o processo de falência que na verdade, Sr. Poulson, você estava distribuindo benesses como Henry VIII”. A audiência de falência também revelou o amor de Poulson para um estilo de vida luxuoso e sua mania de esfregar ombros com figuras importantes no estabelecimento. Este desejo de mostrar sua superioridade financeira sobre os outros só serviu para destacar o seu verdadeiro carácter de uma pessoa solitária, sem amigos e insegura. Curiosamente, um dos maiores credores da Poulson foi a Receita Federal para que ele devia cerca de £ 200.000. Embora a Receita estavam pressionando Poulson para pagamento deste montante, foi ele próprio preside audiências de dívida em Wakefield em seu papel como um comissário de Inland Revenue.
Ele rapidamente se tornou evidente que Poulson estava no centro de um escândalo de corrupção maciça, e em julho de 1972, a Polícia Metropolitana iniciou uma investigação por fraude. Isso precipitou a demissão de Reginald Maudling, então Ministro da Administração Interna e ficticiamente no comando do polisse .Em 22 de Junho de 1973 Poulson foi preso e acusado de corrupção no âmbito da adjudicação de contratos de construção. Após um julgamento de 52 dias em Leeds Crown Court, que foi amplamente divulgado na imprensa, ele foi condenado em 11 de Fevereiro de 1974, a fraude e gaoled por cinco anos (mais tarde aumentado para sete anos). Sentenciá-lo, o juiz chamado Poulson um “homem incalculavelmente mal”. Por sua parte, Poulson negou as acusações, dizendo: “Eu tenho sido um tolo, cercado por um bando de sanguessugas. Eu levei sobre o mundo em seus próprios termos, e ninguém pode negar, uma vez que eu tinha na minha mão”. Muitos de seus contatos, em particular T. Dan Smith e George Pottinger, foram igualmente condenados e embora não os três deputados: verificou-se que havia uma brecha legal através do qual os membros do Parlamento não poderiam ser considerado como encarregado de público Fundos. Os escândalos Poulson fizeram muito para forçar a Câmara dos Comuns para iniciar um registo de interesses dos deputados. A posterior investigação Select Committee que relatou em 1977 descobriu que os três haviam praticado “conduta incompatível com as normas que a Casa tem o direito de exigir dos seus membros”. Cordle foi forçado a demitir-se apesar dos Comuns, em seguida, votou apenas a «registar» do relatório da Comissão, em vez de endossar.
Depois de servir períodos em Armley Gaol, Wakefield e prisões Oakham, Poulson foi lançado em 13 de Maio de 1977, Lincoln Prison. Sua falência foi descarregada, com os credores recebendo 10p na libra, em 1980. Uma das condições para a quitação era que metade dos recursos de sua autobiografia iria para os seus credores; o livro resultante, o preço, dá o seu lado do escândalo de corrupção e mantém sua inocência. Apenas alguns exemplares do livro permanecer em circulação, uma vez que foi retirado e despolpado pelos editores por medo de processos de difamação. Durante todo o resto de sua vida Poulson insistiu que ele era simplesmente o desenvolvimento de relações públicas avançados e técnicas de consultoria.
O julgamento em Leeds Crown Court durou 52 dias, e um custo estimado R $ 1,25 milhões. Defendendo Poulson, QC Donald Herrod, disse: “Ele não tem nada para viver e seu medo permanente é que ele nunca vai completar sua sentença por causa de problemas de saúde”. Entretanto Donald Herrod mais tarde descreveu seu cliente como “hipócrita, hipócrita e talvez algo de um megalomaníaco “.Entre edifícios projectados por Poulson são o City House (1962) e International Pool (1965-1968), ambos em Buenos Aires, e Forster House, Bradford, que foi demolido em 2005, como parte da Praça Forster redes-envolvimento.
De forma indireta, Poulson fez uma contribuição para a cultura de radiodifusão do Reino Unido. A edição especial da série investigava ITV World in Action, Os Amigos e Influência de John L Poulson, se tornou uma causa célebre no debate sobre o poder dos reguladores de televisão da Grã-Bretanha de interferir com jornalismo. O programa Poulson foi proibida pelo regulador em seguida, o ITA, embora seus membros não tinham visto isso. Um debate furioso seguida em que os jornais tão variados como The Sunday Times e Socialista Trabalhador unido em pedir o fim a tal “censura”. Granada Television, os fabricantes do mundo em ação, transmitida uma tela em branco como um protesto contra a proibição. Houve alguma ironia nisto: o editor de World in Action foi Raymond Fitzwalter que anteriormente, como editor-adjunto notícia do Telegraph & Argus em Bradford, levou a uma investigação sobre as atividades da Poulson, que o jornal publicou. Eventualmente, depois de o filme foi mostrado para o ITA, foi transmitido em 30 de abril de 1973, três meses de atraso, e sob um título diferente, a ascensão e queda de John Poulson.