Lisa Jardine – Ingenious Pursuits “Building The Scientific Revolution” – Little, Brown And Company – London – 1999. Desc. 444 pág / 24 cm x 16 cm / E. Ilust. «€25.00»
Lisa Jardine Anne (nascido em 12 de abril de 1944), née Lisa Anne Bronowski, é uma historiadora britânica do início do período moderno. A partir de 1990-2011 era Centenary Professor de Estudos da Renascença] e diretor do Centro para a edição de Vidas e Letras da Queen Mary, University of London. De 2008 a janeiro 2014 era presidente da Fertilização e Embriologia Humana (HFEA). Jardine foi Membro do Conselho da Royal Institution, mas renunciou ao cargo em setembro de 2009. Em 1 de setembro de 2012, ela se mudou com seu centro de pesquisa e equipe de University College London (UCL) para se tornar diretor fundador do seu Centro de Investigação Interdisciplinar em Humanities.Jardine Atualmente é professor de Estudos do Renascimento na University College, em Londres, onde ela é Director do Centro de Investigação Interdisciplinar em Humanidades e Director do Centro para a edição de Vidas e letras. Ela é um membro da Royal Historical Society e um membro honorário da Faculdade do rei, e de Jesus College, Cambridge. Ela possui doutorados honorários de Letras da Universidade de St Andrews, Sheffield Hallam University e da Universidade Aberta, e um doutorado honorário da Ciência da Universidade de Aberdeen.
Ela era um administrador do Museu Victoria and Albert, durante oito anos, e foi por cinco anos membro do Conselho da Royal Institution, em Londres. Ela é padroeiro dos Arquivos e Registros Associação e o prêmio Orange. Para o ano lectivo de 2007-08, foi destacada para a Royal Society em Londres como Expert Advisor para suas coleções. Ela é um Trustee do Chelsea Physic Garden.
De 2008 a janeiro 2014 Jardine serviu como Presidente da Fertilização e Embriologia Humana – órgão regulador do governo do Reino Unido para a reprodução assistida. Em dezembro de 2011, foi nomeada diretor do Arquivo Nacional. Em novembro de 2011 ela foi feita uma Honorário Bencher da Sociedade de Honra do Middle Temple. Ela foi premiada com o Prêmio Francis Bacon em História da Ciência do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em 2012, e recolhido a Medalha de Bacon para este prêmio na História anual de reunião da Sociedade de Ciência, em San Diego, em setembro de 2012. Em Novembro 2012 ela recebeu o Medalha da British Academy presidente. Em 2013-14, ela servirá como Presidente da Associação de Ciência britânico, que em 2012 fez um membro honorário.
Jardine publicou mais de cinquenta artigos científicos em revistas e livros arbitradas e dezassete livros completos, tanto para um acadêmico e ao público em geral, um número deles em co-autoria com outros (incluindo Professor Anthony Grafton, Professor Alan Stewart e Professor Julia Swindells). Ela é autora de vários livros gerais best-sellers, incluindo bens materiais: Uma Nova História do Renascimento, Ingenious Pursuits: Construindo a Revolução Científica, e biografias de Sir Christopher Wren e Robert Hooke. Seu livro sobre a influência recíproca anglo-holandesa no século XVII, intitulado Indo holandês: Como Glória de Inglaterra pilhado Holland, publicado pela HarperCollins UK em 2008 e Harper Collins EUA em 2009, ganhou o prestigiado Prêmio Internacional Cundill em História.
Professor Jardine escreve e revê amplamente pela mídia, e tem apresentado e aparece regularmente em artes, história e programas de atualidade para TV e rádio. Ela é um escritor regular e apresentador de A Point of View, na BBC Radio 4: um livro de as duas primeiras séries de suas palestras foi publicado pela Prefácio Publishing, em Março de 2008 e uma segunda em 2009. Ela julgou o prêmio Whitbread 1996 para a ficção , de 1999 Guardião Primeiro Book Award, o Prémio Orwell 2000 e foi presidente de júri para o Orange Prize 1997 e o Prêmio Booker 2002 Man.
Durante o primeiro semestre do Professor Visitante ano lectivo 2008/9 Professor Jardine foi distinguido no Instituto Holandês de Estudos Avançados em Humanidades e Ciências Sociais, patrocinado conjuntamente pela NIAS e da Biblioteca Real de Haia (o KB). A partir de 2009-10 ela era uma Scaliger Visiting Fellow na Universidade de Leiden, na Holanda, e ocupou a Cadeira Sarton e recebeu a Medalha Sarton na Universidade de Ghent, na Bélgica. Ela sentou-se por vários anos no Steering Board Apeldoorn britânica Conferência holandesa de prestígio, e é membro do Comitê de Recomendação Stichting Huygens Foundation Tentoonstelling, criado para supervisionar a Exposição Constantijn Huygens e cristãos no Grote Kerk, em Haia, em 2013.
Lisa Jardine é o filho mais velho do falecido Jacob Bronowski eo escultor Rita Coblentz. [4] Seu pai foi o tema de sua palestra Conway Memorial, Coisas que eu nunca soube sobre meu pai, entregue na sociedade ética Conway Salão no 26 de junho 2014. Ela é casada com o arquiteto John Hare e tem dois filhos e uma filha. Seu nome profissional deriva do sobrenome de seu primeiro marido, Nicholas Jardine. Ela é prima do diretor de televisão Laurence Moody e atriz Clare Lawrence Moody.
Jardine foi educado no Colégio Cheltenham Ladies ‘, Newnham College, Cambridge, e da Universidade de Essex. Por dois anos ela tomou a Cambridge Mathematical Tripos antes, em seu último ano e sob a influência de Raymond Williams, ela leu Inglês. Ela estudou para um mestrado em Teoria Literária de tradução com o professor Donald Davie da Universidade de Essex. Ela levou o seu PhD na Universidade de Cambridge com uma tese intitulada Francis Bacon: Descoberta e da Arte de Discurso (posteriormente publicado pela Cambridge University Press).
Ela é autora de vários livros, tanto acadêmicos e gerais, incluindo The Life Curious de Robert Hooke: The Man Who Medido Londres, engenhoso Pursuits: Construindo a Revolução Científica e em uma escala maior: a brilhante carreira de Sir Christopher Wren. Seu livro de 2008, indo holandês ganhou o Prêmio Cundill 2009 em História da Universidade de McGill, história do prêmio do livro da palavra no valor de $ 75.000. Em 26 de janeiro de 2011, Jardine apareceu em um documentário da BBC investigando a vida de seu pai e da história da ciência no século 20.
Jardine é um ex-presidente do órgão regulador em Westminster City School for Boys, em Londres (que seu filho mais novo assistido), e um ex-presidente da Comissão Curriculum no corpo diretivo de St Marylebone Church of England School for Girls, também em Londres.