Simon Schama – Rough Crossings “Britain, The Slaves And The American Revolution” – BBC/Books – London – 2005. Desc. 447 pág / 24 cm x 16 cm / E.Ilust. «€30.00»
Este Livro dá um relato da história de milhares de escravos afro-americanos conhecido como Black legalistas que escaparam à causa britânico durante a Guerra da Independência Americana. Ele fala de batalhas legais na Inglaterra que estabeleceram que a escravidão não era legalmente válida na própria Inglaterra, como o governo britânico ofereceu liberdade para escravos afro-americanos se eles iriam lutar pelo rei. Além disso, o livro discute as muitas ambiguidades envolvidas – alguns legalistas eram proprietários de escravos, alguns negros foram recrutados para a Guerra da Independência.
O livro, em seguida, segue o destino desses afro-americanos: os que foram enviados para a Nova Escócia e foram tratados injustamente lá, e como alguns então se estabeleceram no que viria a se tornar a Serra Leoa. Os descendentes daqueles que se estabeleceram em Freetown, Serra Leoa são conhecidos como o povo da Serra Leoa crioulas. Eles têm fortes laços ancestrais com principalmente os Estados Unidos, Caraíbas e Canadá.