Maria Helena da Rocha Pereira - Temas Clássicos na Poesia Portuguesa - Editorial Verbo - Lisboa - 1972. Desc. 262 pág / 19,5 cm x 13 cm / Br. «€12.50»

Maria Helena da Rocha Pereira – Temas Clássicos na Poesia Portuguesa

Maria Helena Monteiro da Rocha Pereira (Cedofeita, Porto, 3 de setembro de 1925) é uma especialista portuguesa em estudos clássicos (cultura grega e latina).Filha do Doutor Alfredo Rocha Pereira (1887-1962), lente de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, formou-se em filologia clássica na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em 1947. Foi bolseira do Instituto de Alta Cultura na Universidade de Oxford, onde foi discípula de E. R. Dodds, Rudolf Pfeiffer e John Beazley. Concluiu o seu doutoramento em Letras na Universidade de Coimbra em 1956, com a tese Concepções helénicas de felicidade no além: de Homero a Platão. Entre 1948 e 1957 foi professora de latim e depois de grego antigo no Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Porto. Em 1951 tornou-se segundo assistente de Filologia Clássica na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde faria a sua carreira universitária. No ano de 1964 tornou-se professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra com a cadeira de Literatura Grega. Entre 1965 e 1966 foi directora do Instituto de Arqueologia da Universidade de Coimbra e entre 1991 e 1995 directora do Instituto de Estudos Clássicos desta mesma universidade. Foi também directora das revistas Humanitas e Biblos. É sócia efectivo da Classe de Letras da Academia das Ciências de Lisboa desde 1991. Jubilou-se no ano de 1995. A sua obra conta com mais de trezentos títulos, entre traduções, monografias e artigos enciclopédicos. É particularmente conhecida pela obra Estudos de História da Cultura Clássica (dois volumes), obra adoptada em Portugal nas licenciaturas da área da literatura e da história. Foi também autora de uma obra sobre os vasos gregos em Portugal, um dos seus campos de estudo. Publicou livros sobre autores clássicos, em especial sobre os gregos Platão, Anacreonte, Píndaro e Pausânias. Em sua honra a Fundação Engenheiro António de Almeida criou o prêmio “Doutora Maria Helena da Rocha Pereira”, que visa galardoar uma tese de doutoramento em Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Maria Helena da Rocha Pereira, em conjunto com Aníbal Pinto de Castro, entretanto falecido, foi incumbida pela Academia das Ciências de Lisboa de fazer a supervisão científica do novo Vocabulário da Língua Portuguesa que incluirá os neologismos incorporados no léxico comum em Portugal ao longo dos últimos quarenta anos, observando as regras do Acordo Ortográfico de 1990. Em 2009 recebeu o grau de doutor honoris causa pela Universidade de Lisboa. É discípula e grande admiradora dos filólogos Francisco da Luz Rebelo Gonçalves e Américo da Costa Ramalho.


Caption

Maria Helena da Rocha Pereira – Temas Clássicos na Poesia Portuguesa – Editorial Verbo – Lisboa – 1972. Desc. 262 pág / 19,5 cm x 13 cm / Br. «€12.50»